Volátil Pinacoteca

Tropa de Elite 2

Posted on: dezembro 16, 2010

Tropa de Elite 2 é um soco no estômago. Um tapa do lado da orelha. Uma surpresa amarga atrás da outra. Enumere os clichês para descrever um filme muito bom, seco, direto e impecável. A prova definitiva que o cinema nacional pode ser popular e inteligente e que existem outras fórmulas além das conhecidas – e batidas – “glamourização-da-pobreza” e “série-de-humor-da-globo-na-telona”.

Enquanto o primeiro filme destaca a ação e é repleto de frases de efeito (“ninguém vai subir”, “você é moleque”, “pede pra sair”), Tropa de Elite 2 foca na reflexão da dura realidade em que todos nós estamos inseridos. Esfrega na nossa cara como os impostos que pagamos vão pro bolso e pras armas que sustentam o jogo político. Ali, não sobra pra ninguém: polícia, direitos humanos, traficantes, políticos, sociedade, todos tem seus podres jogados no ventilador. E nós ali, do lado de fora da tela, tomando um tapa na cara atrás do outro e percebendo como somos hipócritas.

osso duro de roer

Há de se notar a produção, absolutamente impecável. Os efeitos são muito bem trabalhados, a direção está espetacular, com enquadramento e cortes certeiros. A qualidade da gravação é outra coisa que me impressionou. Sou completamente leiga, mas aquela “cor de terra avermelhada” que quase sempre aparece nos filmes nacionais (ou que é substituída pela asséptica câmera novelesca super iluminada) está ausente. As imagens são claras, firmes. Edição, trilha, tudo: quero ver alguém ter a audácia de continuar afirmando que filme nacional é feito de qualquer jeito.

Falar mais do que isso sobre o enredo seria dar spoilers imensos, mas é bom estar preparado para ver um Capitão Nascimento cansado, de saco cheio da sujeira que ele vê e não consegue limpar e com uma angústia palpitante. Uma angústia que contamina. Que todos nós já deveríamos ter, mas precisamos ver em uma tela enorme, explícita, para que possamos sentí-la.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Um blog sobre tudo, nada ou o que me der na telha. Volátil.

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: